Inicial > Biblioteca, Biblioteca Pública, Livro, Prêmios Literários > Borracheiro Biblioteca – Prêmio Viva Leitura 2007

Borracheiro Biblioteca – Prêmio Viva Leitura 2007

O conserto de um simples furo no pneu que abre horizontes para o mundo da leitura. É assim que pode ser resumido o trabalho desenvolvido no bairro periférico de Caieira, perto do centro histórico da cidade Sabará, em Minas Gerais.

Trata-se da Borrachalioteca, vencedor do Prêmio Vivaleitura 2007 na categoria bibliotecas públicas, privadas e comunitárias. O projeto é um espaço de interação cultural entre o universo da leitura e os moradores do entorno, criado há quatro anos.

A idéia surgiu a partir da observação do interesse da freguesia e vizinhos pelos jornais locais e revistas que ficavam disponíveis na borracharia.

Marcos Túlio Damascena, filho do proprietário do estabelecimento, aberto há 11 anos, passou a levar livros para ler nos momentos de folga. Muitas discussões passaram a girar em torno dessas obras.

Em 2002, surgiu a idéia de fazer na própria borracharia uma biblioteca, com um acervo mais diversificado que os jornais e revistas que já eram oferecidos. As doações não demoraram a chegar, a primeira delas veio da Biblioteca Municipal, foram 72 livros.

Depois os próprios clientes se encarregaram de trazer suas doações e a iniciativa não parou mais de prosperar. O boca a boca espalhou a informação e logo toda a cidade já sabia da novidade. Foi quando o trabalho de acesso e empréstimos foi iniciado.

A antiga borracharia passou a ser conhecida como Borrachalioteca de Sabará. O seu principal diferencial são as facilidades e atrações para o acesso às obras.

Em 2005, com a notoriedade, as doações cresceram e não era mais possível acomodá-las na borracharia.

Foi quando a prefeitura local decidiu colaborar com o aluguel de uma loja ao lado. Com a ampliação do espaço físico, ações que estavam engavetadas puderam ser finalmente colocadas em prática. A primeira delas foi a Tardes Culturais, onde um contador de história reúne de 20 a 30 pessoas para ouvirem histórias todas as quartas-feiras.

O público freqüentador é bastante diversificado, porém o alvo do trabalho são as crianças e os adolescentes que descobriram inicialmente no lugar uma importante fonte para suas pesquisas escolares.

Mensalmente passam pelo local cerca de 220 usuários. O acervo cresceu e hoje chega a 6.500 exemplares disponíveis para toda a comunidade.

  1. Marcos Túlio Damascena
    27 novembro, 2007 às 8:43 pm

    Obrigado, por mencionar em seu site a conquista da Borrachalioteca. Tenho apenas uma observação a fazer: meu pai Joaquim Damascena é borracheiro a 40 anos na cidade, ele é proprietário de borracharia a 40 anos, porém em nosso endereço atual é que temos 11 anos. Agora já temos um projeto de construir nossa sede própria, perto da onde nos encontramos hoje.
    O endereço da Borrachalioteca é: Praça Paulo de Souza Lima, 22 Caieira, Sabará. CEP: 35505-060. Um abraço e obrigado.

  2. EDMAR CORREA
    8 agosto, 2008 às 12:49 pm

    Fiquei sabendo sobre a biblioteca em uma reportagem na tv, achei muito interessante a sua atitude. Estou disponibilizando alguns livros para doação, deixo meu telefone para contato 3486-1968, moro em Belo Horizonte no bairro Santa Inês.
    Desde ja agradeço
    Edmar

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário